Avaliação ergonômica

Avaliação ergonômica do ambiente de trabalho em bibliotecas/unidades de informação.

GUSTAVO HENN/RODRIGO GALVÃO

Ementa: Ergonomia. Normas de segurança e saúde no trabalho. Doenças de trabalho. Conforto e bem estar do trabalhador de unidades de informação. Análise de situações de trabalho.

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de avaliar ergonomicamente o ambiente de trabalho de uma unidade de informação, de acordo com as recomendações e pontos de verificação contidos em normas nacionais e internacionais.

Organização do curso:
O curso está dividido em 9 módulos.
1 módulo por semana. 1 chat por semana. 1 exercício ao final do módulo. E-mail para dúvidas livre.

2 meses de aulas. 1 mês para o projeto final. Tempo sugerido para estudo semanal: 2 a 4 horas.

Módulo 1 - Introdução à ergonomia no trabalho.
Ementa: Origem. Conceituação. Importância. Como fazer uma avaliação preliminar.

Módulo 2 - Ergonomia em unidades de informação.
Ementa: Ergonomia aplicada ao trabalho em unidades de informação.

Módulo 3 - Manipulação e armazenagem de materiais de informação.
Ementa: Avaliação das condições de trabalho do staff das unidades de informação quanto à manipulação e armazenagem dos materiais de informação como livros, revistas, jornais, etc. Principais pontos de verificação.

Módulo 4 - Ferramentas e trabalhos manuais. Noções de LER/DORT.
Ementa: Avaliação das atividades e ferramentas manuais mais comuns no trabalho do staff das bibliotecas/unidades de informação. Atividades de etiquetagem, colagem, reparos, carimbos, tombamento. Atividades de catalogação, indexação, classificação quer no computador ou não. Principais pontos de verificação. Noções de LER/DORT.

Módulo 5 - Melhoria do design da biblioteca.
Ementa: Avaliação da disposição dos móveis e objetos de acordo com o tipo de atividade desenvolvida no ambiente. Principais pontos de verificação.

Módulo 6 - Iluminação.
Ementa: Avaliação das condições de iluminação dos ambientes de acordo com o trabalho realizado. Principais pontos de verificação.

Módulo 7 - Instalações/Riscos ambientais/Segurança e Proteção individual.
Ementa: Avaliação das instalações elétricas/físicas visando maior segurança e saúde para o trabalhador em unidades de informação. Principais pontos de avaliação.

Módulo 8 - Comodidade e bem estar/Organização do trabalho.
Ementa: Avaliação das condições de conforto e bem estar para o trabalhador.

Módulo 9 - Projeto final: Avaliação ergonômica do ambiente de trabalho de uma unidade de informação - estudo de caso.
Ementa: Estudo de caso em uma unidade de informação a partir dos pontos de verificação estudados durante o curso.

Justificativa: As unidades de informação se preocupam muito em questões de acesso ao usuário, esquecendo de oferecer condições ergonômicas favoráveis a sua equipe de trabalho. Um bom trabalho de melhoria ergonômica sem dúvida favorecerá o endomarketing(pode até ser considerado uma atividade de endomarketing), incentivará a gestão do conhecimento, além de oferecer melhores trabalhadores para a lide com o usuário.

Público-alvo: Gestores de unidades de informação. Arquitetos. Engenheiros de segurança. Design. Professores de disciplinas de administração de unidades de informação. Estudantes de biblioteconomia. Demais interessados.

Número sugerido de alunos: 10.

Avaliação: Ao final de cada módulo, será proposto um exercício de prática dos conhecimentos adquiridos. E, ao final do curso, um relatório de avaliação ergonômica do ambiente de trabalho de uma unidade de informação.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.